terça-feira, 24 de novembro de 2009

Topologias de rede


Topologia é um termo usado para designar a forma externa ou física assumida pelas ligações dos computadores ou nós da rede.

Tradicionalmente, as principais Topologias das redes locais de computadores(lan) são as seguintes:


* Topologia ring ou em anel;
* topologia bus ou em barramento linear;
* topologia star ou em estrela;

_________________________________________________________

Topologia Ring ou anel:
Numa topologia anel existe um cabo fechado sobre si próprio (anel), ao qual se ligam os vários computadores da rede.


Topologia Bus:
Nesta topologia temos um cabo ( constituído por um conjunto de segmentos interligados) ao longo do qual se ligam computadores.
Nesta topologia a informação é transmitida por um cabo comum para todos os nós da rede ao mesmo tempo(A isto chama-se transmissão em broadcast);
Mas estas mensagens são recebidas apenas pelo computadores a que se destinam (através de endereços apropriados).


Topologia star ou em estrela:
Numa topologia em estrela, existe um dispositivo central - Hub ou algo do género - Ao qual se ligam os vários computadores da rede, através de cabos individuais.
As mensagens emitidas por um computador são enviadas ao ponto central (hub) e dai são transmitidas para os outros computadores ligados à rede.


Topologia estrela hierarquia ou em árvore:
Esta topologia é baseada em hubs ou dispositivos de ligações, os quais permitem uma estruturação hierárquica de varias redes ou sub-redes.
Este tipo de rede é muito utilizada visto que permite, com grande facilidade e flexibilidade, a expansão de das redes ou de interligações de novas redes e ainda assegura o bom funcionamento e gestão do conjunto de redes assim interligadas.


Topologia Baseada num Backbone ou espinha dorsal:
Esta topologia é caracterizada por um cabos que é chamado backbone ou espinha dorsal.
Este cabo tem um elevado desempenho que cobre uma determinada área, mais ou menos extensa, e ao qual se ligam diversas redes ou sub-redes, atravez de dispositivos de ligação ( por exemplo: transceivers, brigds, routers, etc.).

Sem comentários:

Enviar um comentário